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segunda-feira, 1 de junho de 2009

Psicoterapia

Este site é do psicólogo clínico e pesquisador Artur Scarpato. No site ele colocou artigos e pesquisas baseados nos estudos e esperiência que tem em clínica.

Os artigos podem ser lidos por formados e estudantes, leigos e ambos. Ele é mais focado na Síndrome do pânico, mas fala sobre outros problemas. Tem uma área que mostra e fala sobre psicoterapia; o que é e tira dúvidas.

Se você explorara o site vai encontrar outros artigos do pisicólogo e dica de livros.
O site é muito bom e merece uma atenção.

8 comentários:

  1. Olá caros internautas sou Gabriela Leite (PSI23), estou aqui para indicar a vocês um excelente livro sobre adolescência, livro do psicólogo professor, Augusto Palmonari da coleção Para saber mais, o título é “Os Adolescentes: nem adultos, nem crianças: seres à procura de uma identidade própria.” Neste livro vocês poderão encontrar várias questões como: adolescência ou adolescências? Sabemos depois de vários anos de pesquisa, como é apresentado no livro, que a adolescência pode se apresentar de diversas formas de acordo com a cultura, tempo histórico. Apresenta também as necessidades biológicas dos adolescentes, e as formas que a adolescência pode se apresentar. Dos conflitos com o desenvolver do corpo e da capacidade de reproduzir-se.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. [Continuando...]
    Vale à pena ler para conhecer mais sobre essa fase de transição e de construção da identidade do sujeito.
    Eu tive algumas dúvidas durante a leitura do livro, eu anotei as palavras que eu não conhecia, ou aquelas que eu tinha alguma dúvida, e para ajudar quando vocês lerem o livro, eu elaborei um pequeno glossário, espero que possa ajudá-los.

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  4. Puberdade: é a maturação biológica que determina o fim da infância e torna cada indivíduo capaz de reproduzir-se. No sentido literal significa “aquele que tem pêlos”. É através da puberdade que aparecem as características sexuais primárias (desenvolvimento dos órgãos sexuais), e as características sexuais secundárias (aumento da massa corporal, aparecimento de pêlos púbicos, pêlos axilares entre outros).
    Autonomia: designa o processo pelo qual um homem ou um grupo de homens, adquire ou determina por si mesmo suas próprias regras de conduta. A conquista da autonomia é correlativa à construção da identidade durante a adolescência.

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  5. Juventude: é a fase da vida que se situa entre a adolescência e a idade adulta propriamente dita, uma etapa que se tornou possível graças ao bem-estar do mundo pós-moderno. Deve-se considerar jovem aquele indivíduo que, depois da educação básica, ingressa na universidade ou tem a oportunidade de viver um período de preparação avançada semelhante à formação universitária.
    Álibi: meio de defesa em que o réu prova sua presença no momento do delito, em lugar diverso daquele onde este foi cometido. É justamente dessa forma que podemos ver alguns jovens, tem a oportunidade de se prepararem (fazendo um curso superior), mas não com o intuito de preparação, e sim de constituir um álibi para inviabilizar qualquer possibilidade de assumir responsabilidades.
    Estratégia otimizante: é um tipo de mecanismo de defesa onde, mesmo entre momentos de regressão à infância e fugas para frente, o indivíduo vivencia um processo de crescimento denso e trabalhoso, no qual se confronta de modo crítico

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  6. Estratégia otimizante: é um tipo de mecanismo de defesa onde, mesmo entre momentos de regressão à infância e fugas para frente, o indivíduo vivencia um processo de crescimento denso e trabalhoso, no qual se confronta de modo crítico com parceiros significativos e se esforça por rever constantemente os modelos de integração socialmente estabelecidos.
    Defesas obsessivas: é outra estratégia de defesa, menos adequada onde o adolescente, diante da necessidade dolorosa do crescimento, não se separa das defesas do seu período de latência: nega qualquer forma de conflito, na convicção de que, se não se afastar do caminho indicado pelos pais, vai se tornar, sem nenhum esforço, um adulto bem-sucedido.
    Adolescência abreviada ou sacrificada: exemplificada pela situação de indivíduos que vivem experiências totalmente dependentes do rigor da situação concreta. Nesse caso, os jovens são obrigados a se sobrecarregar com tudo o que é necessário para sobrevivência cotidiana, enquanto suas capacidades de julgamento e de crítica não se encontram, ainda, plenamente elaboradas.
    Dissociativa: é uma estratégia onde os adolescentes permanecem ancorados em defesas maníacas e paranóicas e, tendo para si uma divisão rígida do bem e do mal, costumam idealizar o que os pais e a sociedade de comumente desaprovam.
    Intrapsíquico: Tudo o que origina ou ocorre no interior da mente, psique ou eu. Conflito intrapsíquico é aquele que se desencadeia entre dois impulsos ou motivos na mesma pessoa.

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  7. Classe abastada: Classe alta, classe rica. Referente à classe social.
    Compilada: com várias procedências.
    Estirão pubertal: aumento do ritmo de evolução do peso e da altura (na puberdade).
    Menarca: é a primeira menstruação da menina.
    Poluções noturnas: é a ejaculação involuntária que acontece durante o sono dos meninos no início da adolescência.
    Tendência secular: é um fenômeno que consiste no aumento nos padrões de peso e altura, assim como nos de aceleração do ritmo de desenvolvimento, tanto das crianças como dos adolescentes, quando comparados com padrões de séculos passados.
    Introspecção: o método consiste na observação de uma consciência individual por si mesma. Hoje usada na clínica, muitas vezes, quando se pede ao sujeito que relate por ocasião das entrevistas ou dos questionários, suas sensações, sentimentos ou convicções.
    Permissividade: que é tolerante; indulgente.
    Coetâneos: contemporâneos.
    Promíscuas: misturadas, confusas.
    Cabalmente: rigorosamente, severamente.

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  8. Autoconceito: representação de si mesmo no sistema de conhecimentos do indivíduo. Essa representação é equivalente a uma estrutura cognitiva provavelmente complexa, que intervém no tratamento das informações que provêm, ou do ambiente social do indivíduo, ou de seu próprio comportamento.
    Discrepância: diferença, desigualdade.
    Extemporâneos: fora do tempo próprio.
    Pensamento formal: corresponde a um processo que se verifica com uma transformação lenta do modo de raciocinar que, por vezes, pode ficar bloqueada em um dos estágios do pensamento concreto que precedem o do pensamento abstrato , para ser retomada em fases sucessivas, quando as condições são mais favoráveis.

    Muitíssimo obrigada!

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